sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Hefesto

Hefesto

Hefestos ou Vulcano: Filho de Zeus e de Hera. Era o ferreiro aleijado dos deuses, que trabalhava numa oficina dentro da Terra. A fumaça de sua forja saía pela cratera dos vulcões - que se chamaram assim por causa dele, Vulcano. Ensinou aos homens o uso do fogo para trabalhar os metais e era o protector dos ferreiros. Os seus símbolos eram o martelo e a tenaz.

Hefesto foi responsável, entre outras obras, pela égide, escudo usado por Zeus em sua batalha contra os titãs. Construiu para si um magnífico e brilhante palácio de bronze, equipado com muitos servos mecânicos. De suas forjas saiu Pandora, primeira mulher mortal.
Casou-se com Afrodite (Vênus em Roma), porém ela lhe foi infiel, tendo vários amantes dentre eles deuses e mortais. O seu principal rival era Ares (chamado de Marte em Roma), deus da guerra. Outra versão do mito conta que Afrodite o amava realmente, e suas traições refletiam as outras faces do amor (i.e. ela lhe queria causar ciúmes, ou tinha desejos passageiros), e uma terceira ainda fala que ele divorciou-se de Afrodite e casou-se com as Cárites (ou a Cárite). Atenas, cidade que dava valor ao artesanato, estimava-o.

Sem comentários: