segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Ares
Ares
Ares ou Marte: Filho de Zeus e Hera. Era odiado pelos deuses. Era o deus da guerra, da destruição cega e brutal, que só estava satisfeito quando via os homens a matarem-se uns aos outros; Ia para guerra acompanhado pelos seus filhos. Seus símbolos eram o medo e o susto.
O deus Ares, conhecido como Marte pelos romanos, era o deus da guerra e o único filho de Zeus e Hera.
Hera designou Príapo como tutor de Ares, que ensinou-lhe a arte da dança e depois a da guerra.
A visão de Ares que temos hoje, foi fornecida por Homero na sua "Ilíada", que descreveu-o como um sedento sanguinário que era frequentemente derrotado e insultado pela sua meia-irmã Atena.
Quando um dos seus filhos, Ascolafo, que comandava os beócios no cerco de Tróia foi morto, Ares foi pessoalmente vingar a sua morte, contrariando as ordens de Zeus. Atena instigou então, Diomede, a bater-se com Ares, que acabou ferido no flanco com a lança do herói. O seu pai, Zeus, apesar de repreendê-lo, ordena que os médicos curem seu filho.
Ares foi um deus de muitos amores, mas a sua Deusa preferida era Afrodite, a Deusa do Amor. Com ela teve três filhos: Deimos (Terror), Phobos (Receio) e a filha Harmonia, que se casou com Cadmo e fundou a cidade de Tebas. Já Eros, o outro filho de Afrodite, pode ter sido filho de Ares ou talvez tenha sido uma força primal, presente desde os primórdios dos tempos.
Tanto Ares quanto Afrodite tiveram muitos amantes, mas quando ela se apaixonou por Adonis, ele transformou-se em um javali furioso e matou o rapaz.
Ares sempre foi um pai protetor dos seus filhos e ele era o único deus a agir desta maneira. Quando Alirótio, filho de Poseidon, estuprou sua filha Alcípe, Ares vingou-se matando-o. Poseidon, desesperado com a morte do filho, citou Ares em julgamento numa colina de Atenas próxima a acrópole, denominada mais tarde de Acópago (colina de Ares), onde defendeu-se e foi absolvido.
Como deus romano, Ares teve com Réia dois filhos: Rômulo e Remo. E, foi, especialmente em Roma que este deus era especialmente venerado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário